História da Paróquia
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida completa neste ano de 2021, 47 (quarenta e sete) anos de fundação, queremos recordar parte de sua história, sendo esta construída com muita luta e perseverança. Recordamos um pouco do início da caminhada, antes de ser criada a Paróquia em 06 de abril de 1974.
Em 1973, Ouro Preto do Oeste era um pequeno patrimônio, já existindo centenas de famílias assentadas pelo INCRA e nesta época, Padre Patrício, Salesiano da Vila de Rondônia, atual Ji-Paraná, vinha fazer visita de vez em quando; inclusive celebrou a 1° missa em Ouro Preto em um colégio que existia as margens da BR – 364, onde hoje existe a Auto Elétrica Atlanta.
Nesta época os missionários sentiram a necessidade de acompanhar muitos católicos que saiam da diocese São Mateus no Espírito Santo e optaram pela Prelazia de Porto Velho (atual Arquidiocese de Porto Velho) e pelo patrimônio de nosso município. Depois de uma viagem de 6 dias, no mês de fevereiro em 1974, – dia 27, quarta-feira de cinzas -, em uma caminhoneta rural, passando 15 horas atolados nas estradas, chegaram até a Vila de Rondônia: Padre Fiovo Camaioni, Padre Ludovico Bonomi, Padre Franco Vialetto e o Irmão Adolfo Xillo, ficando hospedados na Vila de Rondônia por alguns dias, já que em Ouro Preto não havia estrutura para acolhe-los.
Consta no Livro Tombo da Paróquia que no dia 10 de março de 1974 foi extraoficialmente instalada a nova Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ouro Preto (Prelazia de Porto Velho), território Federal de Rondônia por Dom João Batista Costa, Bispo prelado de Porto Velho. Nesse mesmo dia foi dada a posse como o primeiro vigário Padre Fiovo Camaioni, e como seus auxiliadores os Padres Ludovico Bonomi e Franco Vialetto e o Irmão Adolfo Xillo. Em 06 de abril de 1974 saiu o decreto da Criação oficial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ouro Preto do Oeste-RO, dentro da Prelazia de Porto Velho no Território Federal de Rondônia. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ouro Preto do Oeste foi desmembrada da Paróquia São João Bosco de Vila de Rondônia, hoje Ji-Paraná. Nesta data também foi dada a posse pelo Bispo de Porto Velho Dom João Batista Costa ao Padre Fiovo Camaioni como o primeiro pároco.
No dia 06 de maio de 1974 Padre Camaioni celebrou a 1° missa no barracão de madeira medindo 10×6 M, que foi a primeira igreja construída pela Paróquia. No dia 29 de maio de 1974 o Pe. Camaioni criou o Conselho Paroquial composto por 12 membros, onde foram tratados vários pontos de interesses da Paróquia, em especial a construção da igreja matriz.
Dia 04 de setembro chega na Paróquia o Pe. Missionário Comboniano Antonino Lazzarini. Dia 18 de outubro foi realizada a 1° festa da Padroeira que contou com a presença de Dom João Batista Costa, Bispo Prelado de Porto Velho. Dia 07 de novembro de 1974 chegaram as irmãs Missionárias Combonianas: Maria Assunta Pasinato e Berenice Ratti e no dia 12 chegou também a Ir. Maria Grazia Campostrini.
Dia 20 de novembro de 1974 foi iniciado o alicerce da igreja matriz. No dia 12 de abril de 1975 chega o Pe. Hugo Lanfrachi, missionário comboniano, para trabalhar em nossa paróquia.
Dia 12 de outubro de 1975, festa da padroeira com a inauguração da Igreja Matriz, com a presença do Bispo coadjutor de Porto Velho Dom Antônio Sarto.
Em 06 de junho de 1976 foi realizada a 1° procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, saindo do colégio que existia onde hoje é a Auto Elétrica Atlanta, em direção a igreja matriz.
Dia 11 de janeiro de 1978 foi criada a Prelazia Vila de Rondônia, hoje Ji-paraná, e nomeado como primeiro bispo Dom José Martins da Silva.
Dia 24 de junho de 1978 chega na Paróquia o Padre Carlos Naldi. Dia 20 de outubro de 1980 o Pe. Egídio Melzani toma posse como o novo pároco, no lugar do Pe. Camaioni. Dia 05 de junho de 1983 há a posse de Dom Antônio Possamai como o novo bispo de Ji-Paraná e instalada a Diocese de Ji-Paraná.
Dia 18 de dezembro de 1983, missa de despedida do Pe. Egídio, celebrada na Igreja Matriz.
Dia 09 de fevereiro de 1984, retorno do Pe. Camaioni para a nossa paróquia e toma posse como pároco no dia 15 de março de 1984.
Dia 10 de novembro de 1989 chega na paróquia Giovani Zanotto, para o lugar de Pe. Camaioni. Dia 12 de novembro de 1989 foi a despedida do Pe. Camaioni.
Dia 20 para dia 21 de agosto de 1990 a nossa igreja matriz foi profanada, onde desconhecidos arrombaram a porta lateral direita da igreja e tiraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, quebraram as mãos e a cabeça e deixaram os espaços nos degraus do altar e quebraram também o tabernáculo. Por 15 dias a igreja matriz foi fechada em desagravo, sendo reaberta com a presença do Senhor Bispo diocesano.
Dia 29 de agosto de 1991, aconteceu um outro fato muito triste, que foi o incêndio da Igreja Matriz, a transformando em cinzas.
Tudo aconteceu no dia 29 do mês de agosto do ano de 1991, numa quinta feira às 15:30 horas. Era um período de forte seca, uma tarde quente e cinzenta, quando aconteceu essa grande tragédia e causando um tremendo susto em toda a população de Ouro Preto, deixando a nossa comunidade católica muito traumatizada. No momento do incêndio grande parte da população acorreu ao pátio da igreja Matriz, muitos na tentativa de salvar alguma coisa, o que foi quase impossível, aja vista que o fogaréu era muito grande e o calor era insuportável, não tinha como as pessoas se aproximarem da igreja em chamas, só foi possível salvar uma meia dúzia de bancos, o resto virou cinzas, até os ventiladores do teto e o sacrário, viraram um monte de metal derretido. Muitas pessoas chegaram a derramar lágrimas ao verem a igreja Matriz sendo consumida pelo fogo e houve um esforço muito grande por parte das pessoas presentes em não deixar que o fogo atingisse a casa paroquial, para tal se utilizaram de baldes com água para molhar o teto e as paredes da casa paroquial, mesmo assim o calor era tanto que chegou a murchar as calhas dos beirais da casa. Até hoje não foi descoberta a causa do incêndio.
Em fevereiro de 1996 o Pe. Carlos Naldi toma posse como pároco da Nossa Paróquia. Em 1999 chegaram os missionários combonianos: Edvaldo, Mara e Cristina, depois Lurdes Osmar (paulista) e João da Cacimba (capixaba), Alcemar, Rose e André.
Dia 13 de março de 2000 houve a passagem da cruz dos 500 anos do Descobrimento do Brasil e a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Dia 08 de novembro de 2001 toma posse como novo pároco o Pe. Balbino Rodrigues Lorenzana, no lugar do Pe. Carlos Naldi, que foi para Cacoal. Dia 22 de março de 2002, chegada do Pe. Roberto Soltara como vigário de nossa Paróquia, dada pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Possamai.
Dia 31 de março de 2002, Dom Antônio Possamai deu a posse ao Pe. Roberto Soltara como pároco. Dia 12 de outubro de 2004, foi celebrado os 30 anos da Paróquia e contou com a presença do nosso Bispo Diocesano Dom Antônio Possamai.
A Igreja Matriz foi inaugurada e proclamada Santuário de N.S. Aparecida no dia 08-10-1995
OS COMBONIANOS DEIXAM A PARÓQUIA E OS PADRES DIOCESANOS ASSUMEM
Dia 31 de dezembro de 2006, celebração de despedida dos missionários Combonianos desta Paróquia com a presença Dom Antônio Possamai.
Dia 27 de janeiro de 2007, carta de agradecimento aos Padres e Irmãs Combonianas, Maristas, Salesianas e Servas da caridade, que durante 33 anos serviram a paróquia com muito amor e dedicação. Padres Diocesanos que assumem a Paróquia: José Celestino dos Santos, Edino Pereira Damasceno e José Pereira Barros.
Dia 24 de junho de 2007 houve a posse de Dom Bruno Pedron como o Bispo da Diocese de Ji-Paraná, sendo a celebração presidida por Dom Antônio Possamai, Bispo da Diocese.
No ano de 2008 o Padre José Pereira Barros foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Ji-Paraná. As irmãs Salesianas vieram morar em Ouro Preto e trabalharem na Paróquia, uma comunidade de três (3) irmãs. As primeiras foram: Ir. Maria Biason, Ir. Odila Giansante e Ir. Angela Maria Falquetto. No mês de dezembro de 2008 o Pe. Edino despediu-se da Paróquia, indo para Mirante da Serra.
No dia 03 de dezembro de 2008, chegada do seminarista Silvado e no dia 21 de dezembro de 2008, ordenação diaconal do Sivaldo na Igreja Matriz.
Dia 12 de março de 2009, chegada do Pe. Sílvio Pedreira Ferreira, assumindo a função de Vigário Paroquial. As irmãs Salesianas: Luziene Damasceno e Vânia Auxiliadora Ojeda vieram para trabalharem como Agentes de Pastoral. Ir. Angela e Ir. Odila foram transferidas. Dia 16 de dezembro de 2009, celebração do Jubileu de Prata de vida sacerdotal do Pe. Sílvio Pedreira.
Dia 12 de janeiro de 2010, chegada à nossa Paróquia do seminarista José Natal Ferreira, para estágio em preparação para o seu diaconato.
Dia 2 de maio de 2010, foi dada a posse ao Pe. Lúcio como pároco, sendo a celebração de posse presidida pelo novo Vigário Geral, Pe. José Celestino.
Dia 19 de novembro de 2010 foi realizada a ordenação diaconal do Seminarista José Natal Chagas Ferreira na Igreja Matriz, sendo a ordenação presidida pelo bispo Dom Bruno Pedron. Ir. Luziene e Ir. Maria Biason foram transferidas. Dia 10 de fevereiro de 2011, Dom Bruno Pedron deu posso ao Pe. Sílvio Pedreira Ferreira, como vigário paroquial.
Dia 19 de março de 2011 foi realizada a ordenação Presbiteral do Pe. José Natal Chagas Ferreira na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Vilhena – RO, sendo ordenado pelo nosso Bispo Diocesano Dom Bruno Pedron. Veio trabalhar como Agente de Pastoral a irmã salesiana Herondina Pereira de Souza.
Em 2012 chega Ir. Conceição Rosa de Almeida, Ir. Elícia Rosa de Almeida e Ir. Gilda Barros, esta fica somente o ano de 2012.
Dia 07 de abril de 2013, posse do Pe. Sílvio Pedreira Ferreira como Pároco, com a presença de Dom Bruno Pedron. Vem atuar como Agente de Pastoral a Irmã Sidéuzia de Jesus Alves.
Dia 15 de dezembro de 2013, despedida do Pe. Sílvio e Ir. Conceição Almeida na Missa das 19:30 horas, sendo que o Pe. Sílvio foi para Cacoal, e Ir. Conceição para Alvorada do Oeste.
Dia 29 de dezembro de 2013, missa de posse do Pe. José Natal Chagas Ferreira como novo Pároco, celebrada por nosso Bispo Diocesano Dom Bruno Pedron. Pe. Hildebrando Pinheiro Neto é o Vigário Paroquial em 2014 e 2015. As irmãs Salesianas que atuam como Agentes de Pastoral em 2014: Sidéuzia de Jesus Alves, Elícia Almeida Rosa e Ivone Gourlart Lopes.
Em 2015: Ir. Elicia e Ir. Ivone, 2016: Retorna Ir. Conceição Almeida Rosa e vem também Ir. Elza Zanete Marchiori, permanece Ir. Ivone Goulart Lopes. Hoje, os principais desafios, depois de tantos anos de conscientização, são ainda e sempre uma maior ligação entre fé e vida, uma superação de descompromisso, religiosidade que não seja fuga dos problemas diários em todos os âmbitos, um crescente pluralismo, problema econômico, a saúde do povo, o preço dos produtos…
Primeiro Santuário de Nossa Senhora Aparecida na Diocese de Ji-Paraná
No dia 12 de outubro de 2016, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ouro Preto do Oeste -RO, recebeu milhares de romeiros que em ato de fé fizeram caravanas e percorreram quilômetros em caminhada rumo a missa dedicada a Nossa Senhora Aparecida, tradição da paróquia há anos.
A peregrinação percorreu quatorze comunidades da zona urbana, e contou com milhares de peregrinos que tinham com intenção de presenciar o Decreto do Bispo Diocesano Dom Bruno Pedron que nomeia como Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, a então Igreja Matriz de Ouro Preto do Oeste – RO.
A missa para a solenidade do Decreto foi presidida pelo Bispo Dom Bruno Pedron e concelebrada pelos padres Jose Natal e Hildebrando. Após a anunciação do Decreto, Dom Bruno Pedro nomeou o Pároco Padre José Natal como Reitor do Santuário e acrescentou informando que a imagem de Nossa Senhora Aparecida da paróquia, a original, irá percorrer todas as paróquias da Diocese no decorrer do Ano Mariano, que iniciou-se em 12 de outubro de 2016 e encerrou no dia 12 de outubro de 2017.
Padre José Natal e Padre Hildebrando deixam a Paróquia, Padre Flávio Melchior Tartari é o Novo Reitor do Santuário
O colégio dos consultores, considerando as necessidades da Igreja Diocesana de Ji-Paraná, determinou durante reunião do dia 01 de agosto de 2020 algumas nomeações e transferências.
Padre José Natal foi transferido para a Paróquia São João Batista de Jaru e o Padre Hildebrando sendo transferido para a Paróquia Cristo Ressuscitado, em Alvorada do Oeste.
Para o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida foi nomeado o Padre Flávio Melchior Tartari, que tomou posso no dia 25 de outubro de 2020, como Reitor do Santuário e Administrador Paroquial.
Superfície: Municípios Atendidos: Ouro Preto: 1.970.151 Km²; Teixeirópolis: 459.954 Km². Densidade Demográfica: Ouro Preto: 40.884 Hab.; Teixeirópolis: 4.464 Hab.
A Paróquia está dividida em 14 setores, com 74 Comunidades Eclesiais de Base (CEBs): 13 Urbanas e 61 Rurais. São feitas visitas mensais a cada comunidade rural pelos padres e seminarista.
Pastorais que atuam na paróquia em 2014-2021: Pastoral da Criança, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Comunicação, Pastoral Carcerária, Pastoral da Juventude, Pastoral Litúrgica, Pastoral da Saúde, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Família. Catequese, CEBI. COMIPA (2016) e SAV (2016), Escola de Ministério Dom Antonio Possamai de formação para os ministérios da Palavra, Extraordinário da Eucaristia, da Visitação, do Batismo e Testemunha Qualificada do Matrimônio. São 350 ministros atuando e mais 50 em formação. Os Grupos de Reflexão, atualmente são 127. Movimentos: RCC (Renovação Carismática Católica). CAE (Conselho Administrativo e Econômico). AVN: Associação Vida Nova e Serviço ECC ECC.
Atuaram na Paróquia, nomes levantados até o momento:
1- Pe. Fiovo Camaioni- 1974-1980/1984-1989
2- Pe. Ludovico Bonomi- 1974/2002
3- Pe. Franco Vialetto- 1974
4- Irmão Adolfo Xillo- 1974-1975
5- Pe. Antonio Lazzarin – 1974/09
6- Noviço Joaquim José de Moraes – 1974
7- Pe. Hugo Lanfranchi –1975-1978
8- Pe. José Furlanetto – 1975-1979, retornou 1980 e saiu 1981.
9- Pe. Valentino Benigno –1979
10- Pe. Egídio Melzani – 1979-1983
11- Pe. Gianfranco Béttega –1980-1982
12- Ir. Valentino Rodrigues – 1980
13- Giorgio Padovan (seminarista) 1982, chega como padre em 1986-1989
14- Pe. Andrea Pezzaglia – 1980-1989
15- Pe. Robert David Hicks- 1983-1986
16- Pe. Carlos Naldi – 1983 retornou em 22/03/1995-(Vigário Paroquial)
17- Noviço – Genesio da Silva Pereira – 1986
18- Ir. Egidio Locatelli – 1987
19- Pe. José Seminatto – 1989-2003
20- Pe. Carlos Faggion – 07/05/1989-1991 – 2001
21- Noviço Manoel Martins Reis – 1989
22- Pe. Giovanne Zanotto – 1989
23- Pe. Antonio Jacques Jartuis – 06/03/1991- 25/05/1993
24- Pe. Carlos Tagini – 2/03/1991
25- Pe. Antonio Marques Martins (21/03/1991) (Vigário Paroquial)
26- Pe. Gabriel Estrada Santoro 1992-1995
27- Pe. Aurélio Riganti (22/04/1992 –27/06/1993) (Vigário Paroquial) até 1995–1999 – 2002
28- Pe. Ezio Datres (31/05/1993) (Vigário Paroquial) 1998
29- Pe. Luiz Andreolli –1996-1996 acidentado, 2001 transferido
30- Pe. Victor Madrigal – 1996-1998
31- Ir. Antonio Marchi (marista) – 1997
32- Pe. Bruno Nkiiye – 2000-2002
33- Pe. Balbino Rodrigues – 2001-2002
34- Pe. Roberto Sottara – 2002-2007
35- Pe. Jaymir Bada (03/03/2003-2004) (Vigário Paroquial)
36- Pe. John Clark
37- Pe. Jorge Tapias
38- Francisco José M. Vargas – 2003
39- Ir. Valentim Benigna (2003)
40- Pe. José Ferreira de Barros (09/12/2006-2007) (Vigário Paroquial)
41- Pe. Edino Pereira Damasceno (30/01/2007-2008) (Vigário Paroquial)
42- Pe. Silvio Pedreira Ferreira (2009-2012)
43- Pe. José Natal Chagas Ferreira (Vigário Paroquial, 2011-2013)- Pároco 2014-2015
44- Pe. Hildebrando Neto Pinheiro (23/12/2012-2015) (Vigário Paroquial)
45- Irmão Eligio Locatelli – Construtor, comboniano.
46- Irmão Guido Tosi– Construtor, comboniano. 1976
47- Pe. Antonino Lazzarin (animação missionária e promoção vocacional)1974/1975
48- Pe. José Martin Vargas(animação missionária e promoção vocacional)
49 – Pe Jorge Uehara
50 – Pe. Flavio Melchior Tartari.
Há de se enumerar ainda muitas coisas que aconteceram em nossa Paróquia nestes seus 46 anos de existência. Que Deus continue abençoando e conduzindo esta paróquia.
(Fonte: Livro Tombo da Paróquia e pesquisas, Ivone Goulart Lopes e José de Jesus).